Notícias de saúde

Injetar morfina no osso da canela durante a cirurgia do joelho pode reduzir a dor

10 de outubro de 2022 (Bibliomed). Os pesquisadores podem ter encontrado uma nova maneira de ajudar a aliviar a dor da cirurgia de substituição do joelho: infundir morfina diretamente no osso da canela. Os resultados vêm de um estudo recente de 48 pacientes submetidos à artroplastia total do joelho.

Para o estudo, os pesquisadores usaram uma técnica chamada infusão intraóssea, na qual a medicação é injetada diretamente no osso. Os pesquisadores já haviam estudado as infusões como forma de administrar antibióticos ao osso da tíbia durante a substituição total do joelho; o objetivo era reduzir o risco de infecção - uma complicação rara. Funcionou. Assim, os pesquisadores queriam ver se a adição de morfina à infusão poderia ajudar a controlar a dor pós-operatória dos pacientes.

No estudo, 48 pacientes foram aleatoriamente designados para um dos dois grupos. Em um, os pacientes receberam controle padrão da dor e uma infusão de antibiótico na tíbia; o outro grupo recebeu o mesmo, mas a morfina foi adicionada à infusão óssea. Todos os pacientes receberam anestesia geral mais bloqueios nervosos regionais, que auxiliam na dor pós-operatória. Eles também foram prescritos analgésicos para usar após a cirurgia - ou acetaminofeno (Tylenol) para dores mais leves, ou opioides para dores mais intensas.

Em média, o estudo descobriu que os pacientes que receberam a infusão de morfina relataram menos dor nos dois dias após a cirurgia: suas classificações de dor em uma escala padrão foram 40% a 49% menores - uma diferença que diminuiu um pouco, mas persistiu até o nono dia. Os pacientes também usaram menos opioides nas duas semanas após a cirurgia.

A substituição total do joelho, que geralmente é feita para tratar artrite grave, é um procedimento comum. Algumas décadas atrás, os pacientes passavam dias no hospital, recebendo opioides em altas doses para controlar a dor. Hoje, o controle da dor melhorou, com a ajuda de medicamentos que são injetados antes e durante a cirurgia, por exemplo. E os pacientes agora geralmente recebem alta no mesmo dia da cirurgia.

Fonte: The Journal of Arthroplasty. DOI: 10.1016/j.arth.2021.10.009.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários