Notícias de saúde

Emagrecer ajuda a diminuir dores no joelho

15 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pessoas obesas tendem a desenvolver mais problemas no joelho do que aquelas dentro do peso normal. É o que aponta estudos apresentados no Encontro Anual de 2011 da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS). Segundo esses, obesos sofrem mais com artrite e se recuperam com maior dificuldade de cirurgias no joelho.

Alguns danos podem ser revertidos, mas outros são irreparáveis. O emagrecimento ajuda na diminuição dos problemas, principalmente das dores, uma vez que diminui o peso sobre os joelhos. Realizado com pacientes obesos que se submeteram a cirurgias bariátricas, os estudos mostraram que todos relataram melhora nas dores após um ano do procedimento.

"Por muito tempo as pessoas sentiram que não havia nada que poderia fazer para atenuar os efeitos debilitantes da artrite do joelho, mas agora sabemos que o emagrecimento cirurgicamente assistido é uma maneira que pode ajudar", diz Michael S. Sridhar, co-investigador e residente na Universidade de Emory. "No entanto, provavelmente há algum elemento de dano irreparável em obesos mórbidos que pode restringir a melhora da dor no joelho, apesar da perda de peso significativa", completa.

Pesquisadores do Departamento de Cirurgia Ortopédica do Hospital Roper constataram que obesos mórbidos, com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 45, apresentam incidência maior de complicações após cirurgias no joelho, tais como vermelhidão ao redor da ferida cirúrgica, inchaço das pernas, infecções bacterianas, distúrbios respiratórios, complicações neurológicas e gastrointestinais e arritmias cardíacas.

Estudos relacionados ao tratamento de problemas no joelho, geralmente associam a perda de peso com a prática de atividades físicas. Agora, estudo realizado pela Penn State College of Medicine mostra que a perda de peso isolada auxilia na diminuição das dores. "Outros estudos analisaram o efeito que uma combinação de dieta de perda de peso e exercício teve sobre a artrite do joelho, mas era difícil dizer qual destes fatores contribuiu mais para a redução da dor no joelho. Nosso estudo mostra que a perda de peso é uma consideração importante no tratamento de artrite do joelho", diz Christopher Edwards, co-investigador Penn State College of Medicine.

Fonte: American Academy of Orthopaedic Surgeons, 14 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários