Notícias de saúde

Taxas de infecção por Covid-19 podem ser maiores que as relatadas 

22 de novembro de 2022 (Bibliomed). O número de infectados por Covid-19 em todo o mundo pode ser maior do que o divulgado pelos países, é o que sugere um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A equipe, formada por pesquisadores de vários países, analisou uma análise de 965 estudos populacionais para estimar a proporção da população global com anticorpos contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. 

Ao todo, os estudos analisados envolveram 5,35 milhões de pessoas, sendo 41% deles de países de baixa e média renda, entre janeiro de 2020 e abril de 2022. 

Usando essa abordagem, os cientistas calcularam que a “soroprevalência” global – definida como o nível de um patógeno em uma população, medida no soro sanguíneo – aumentou para 59,2% em setembro de 2021, acima dos 7,7% em junho de 2020. 

Em outras palavras, embora a soroprevalência global tenha aumentado consideravelmente ao longo do tempo, mais de um terço da população global permanece soronegativa – faltando anticorpos para o vírus. 

Para os pesquisadores, é importante continuar investindo em vigilância para monitorar a pandemia de Covid-19 e se preparar para possíveis vírus emergentes. Além disso, segundo os cientistas, falta um entendimento básico da escala global da infecção por SARS-CoV-2 por causa de "uma predominância de infecções assintomáticas e acesso desigual a diagnósticos" que a vigilância de rotina não pode levar em consideração. 

Fonte: World Health Organization. November, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários