Notícias de saúde

Colágeno de porco pode ajudar a restaurar visão

18 de novembro de 2022 (Bibliomed). Colágeno extraído da pele de porco está sendo usado para criar um implante experimental que imita a córnea humana, a camada transparente mais externa do olho. Em um estudo piloto, este implante restaurou a visão de 20 pacientes com córneas doentes, a maioria dos quais eram cegos antes do procedimento.

A córnea humana consiste principalmente de colágeno. Para criar o implante, os pesquisadores destilaram colágeno altamente purificado da pele de porco e estabilizaram as moléculas de colágeno soltas para formar um material resistente e transparente que poderia ser implantado em um olho humano.

Estima-se que 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo sejam cegas devido a problemas na córnea, e a única maneira de restaurar sua visão é um transplante de córnea de um doador humano. O implante pode ser um avanço no tratamento da visão perdida por danos ou doenças na córnea, disseram os pesquisadores, especialmente se levar-se em consideração o fato de que a oferta de doadores é baixa - apenas 1 em cada 70 pacientes recebe o transplante.

Os pesquisadores explicam que o colágeno da pele de porco é um subproduto da indústria alimentícia e é muito abundante, e já foi usado em produtos aprovados pela Food and Drug Administration dos EUA, como preenchimento dérmico. Os porcos usados no processo não são geneticamente modificados de forma alguma, sendo animais normais e saudáveis, e o oferece menos risco de rejeição do que córneas transplantadas de doadores humanos. Os cientistas também criaram uma nova forma minimamente invasiva de usar o implante para tratar o ceratocone, uma doença em que a córnea fica tão fina que pode levar à cegueira.

Fonte: Nature Biotechnology. DOI: 10.1038/s41587-022-01409-9.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários