Notícias de saúde

Hormônios do leite materno afetam os padrões de sono dos bebês

08 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Uma mãe pode perturbar involuntariamente o sono do seu bebê se armazenar leite materno pela manhã e oferecê-lo à tarde ou à noite, alertaram os pesquisadores da Universidade Rutgers em New Brunswick, nos Estados Unidos. Isso ocorre porque o leite materno é um alimento dinâmico, com usa composição mudando ao longo do dia, e, por isso, deve-se levar em consideração o momento em que é oferecido ao bebê quando se utiliza leite materno extraído.

Os médicos consideram o leite materno um "superalimento" para bebês, repleto de vitaminas, minerais e compostos que ajudam a construir o sistema imunológico jovem e a nutrir o corpo em crescimento, disseram os pesquisadores. Acredita-se amplamente que seja a melhor fonte de nutrição infantil, mas muitas mães não conseguem amamentar diretamente várias vezes ao longo do dia e da noite. Em vez disso, elas usam uma bomba de extração para coletar e armazenar o leite para mamadas posteriores.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram amostras de 10 mililitros de leite materno de 21 mulheres em intervalos específicos, em dois dias com aproximadamente um mês de intervalo: 6h, meio-dia, 18h e meia-noite. Outras 17 participantes forneceram amostras coletadas durante um dia inteiro, nos mesmos horários.

Os pesquisadores analisaram as amostras para verificar os níveis de três hormônios: melatonina, cortisol e oxitocina. A melatonina e o cortisol estão envolvidos na regulação dos ciclos de sono e vigília. As amostras de leite materno também foram analisadas quanto aos níveis de imunoglobulina A, uma proteína anticorpo produzida pelo sistema imunológico, e da proteína do leite lactoferrina. Essas substâncias influenciam o sistema digestivo do bebê.

Os resultados mostraram que a melatonina e o cortisol variam ao longo do dia. A melatonina atinge o pico à meia-noite, enquanto o cortisol está mais elevado no início da manhã. Os demais componentes do leite materno permaneceram em grande parte estáveis ??ao longo do dia. Isso pode ocorrer porque eles não são tão fortemente influenciados pelos sinais que ditam os ritmos circadianos.

Os resultados sugerem que as mães devem tentar alimentar seus bebês com o leite materno extraído, de forma a refletir o momento em que ele foi coletado e armazenado. Para isso, sugerem que rotular o leite materno extraído como 'manhã', 'tarde' ou 'noite' e alimentá-lo de acordo com esse horário pode ajudar a alinhar os horários de extração e alimentação, preservando a composição hormonal e microbiana natural do leite, bem como os sinais circadianos.

Fonte: Frontiers in Nutrition. DOI: 10.3389/fnut.2025.1618784.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários