Notícias de saúde

Nova base de dados oferece recursos para estudos de regeneração óssea e osteoporose

04 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Uma nova base de dados promete revolucionar a pesquisa na área de regeneração óssea, osteoporose e mecanobiologia. A Phylobone, disponível AQUI, reúne uma extensa lista de proteínas presentes na matriz extracelular óssea e oferece uma visão abrangente de suas funções e variações em humanos e em 30 espécies de vertebrados.

A matriz extracelular óssea é composta por minerais depositados em fibrilas de colágeno altamente entrelaçadas, além de centenas de proteínas não colágenas. Algumas dessas proteínas desempenham papéis essenciais na regulação da formação e regeneração óssea, influenciando vias de sinalização e desempenhando funções estruturais e regulatórias. No entanto, a lista completa dessas proteínas, suas funções e as variações individuais e entre espécies ainda não haviam sido totalmente compreendidas em humanos e em organismos modelos.

A Phylobone apresenta uma abordagem inovadora ao fornecer informações sobre 255 proteínas potencialmente expressas na matriz extracelular óssea humana e em diversas espécies de vertebrados. Além disso, a base de dados identifica as relações evolutivas entre essas proteínas, o que ajuda a identificar organismos modelos para estudar mecanismos moleculares de regeneração óssea.

Uma análise de rede revelou alta conectividade entre as proteínas da matriz extracelular óssea, com a identificação de 214 domínios proteicos funcionais, incluindo colágeno e domínios relacionados à formação e reabsorção óssea. Além disso, a Phylobone utiliza informações de repositórios públicos de medicamentos para identificar potenciais reaproveitamentos de drogas já existentes.

Essa base de dados se torna uma ferramenta poderosa para pesquisadores interessados em explorar a regeneração óssea, a osteoporose e outros aspectos relacionados aos ossos. A Phylobone proporciona uma perspectiva evolutiva que pode levar à identificação de mecanismos moleculares e alvos terapêuticos para tratamentos futuros. Com o potencial de transformar a pesquisa nessa área, a Phylobone promete avanços significativos na compreensão e tratamento de condições ósseas complexas.

Fonte: Bone Research. DOI: 10.1038/s41413-023-00281-w.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários