Notícias de saúde

Relacionamentos estressantes podem impedir a recuperação em ataque cardíaco

09 de novembro de 2022 (Bibliomed). Sobreviventes de ataque cardíaco que estejam em um relacionamento estressante são mais propensos a terem uma recuperação mais difícil, indica um novo estudo da Yale School of Public Health, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores rastrearam cerca de 1.600 adultos norte-americanos com idades entre 18 e 55 anos que foram tratados por um ataque cardíaco entre 2008 e 2012. Essas pessoas estavam localizadas em todo o país e todas eram casadas ou em uma parceria comprometida.

Os participantes preencheram um questionário de 17 itens projetado para avaliar o estresse conjugal e foram colocados em três categorias - estresse leve ou nenhum, estresse moderado e estresse severo. Os pesquisadores então os seguiram por até um ano para ver o quão bem eles se saíram.

Mais mulheres relataram estresse conjugal do que homens. Quase 4 em cada 10 mulheres disseram ter estresse conjugal grave em comparação com 3 em cada 10 homens. Em comparação com pessoas em relacionamentos saudáveis, pacientes cardíacos sob estresse conjugal grave eram 67% mais propensos a sofrer dores no peito recorrentes durante o primeiro ano de sua recuperação.

O estresse conjugal severo também aumentou as chances de reinternação de uma pessoa em quase 50% e afetou sua qualidade de vida e saúde. Em uma escala de 12 itens, por exemplo, os participantes com estresse conjugal grave pontuaram 2,6 pontos a menos em saúde mental e mais de 1,6 pontos em saúde física, em comparação com aqueles que relataram pouco ou nenhum estresse.

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários