Notícias de saúde

Longas horas de trabalho aumentam as chances de um segundo ataque cardíaco

18 de maio de 2021 (Bibliomed). Às vezes é melhor dizer não às horas extras: um novo estudo canadense descobriu que trabalhar muito depois de um ataque cardíaco pode aumentar suas chances de um segundo ataque. O novo estudo, realizado pela Universidade Laval, descobriu que as pessoas que trabalham mais de 55 horas por semana após um ataque cardíaco têm duas vezes mais probabilidade de ter outro, em comparação com aquelas que trabalham de 35 a 40 horas por semana.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados sobre quase 1.000 homens e mulheres que, em meados da década de 1990, tinham menos de 60 anos de idade, um histórico de ataque cardíaco e estavam trabalhando.

Os participantes foram entrevistados e preencheram questionários ao longo de seis anos para estudar casos de doenças cardíacas, fatores de risco de estilo de vida e taxas de readmissão hospitalar.

Os questionários também perguntaram sobre a exposição ao tabagismo no trabalho; produtos químicos; poluição; barulho; calor excessivo, frio ou esforço físico; e o número de horas trabalhadas por semana. Os pesquisadores também mediram os níveis de estresse, pressão no trabalho e apoio social dos participantes durante e fora do trabalho.

Ao longo de seis anos, 22% dos participantes do estudo tiveram um segundo ataque cardíaco. Trabalhar muitas horas dobrou o risco de uma segunda jornada, descobriram os investigadores.

Homens e trabalhadores mais jovens eram mais propensos a trabalhar longas horas, assim como aqueles que fumavam, bebiam álcool e eram fisicamente inativos. Os trabalhadores cujos empregos eram estressantes também eram mais propensos a trabalhar mais horas.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jacc.2021.02.012.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários