Notícias de saúde

Relacionamento Amoroso Ruim Prejudica Coração das Mulheres

CHICAGO (Reuters) - Um casamento ruim pode realmente partir o coração. Pesquisadores suecos anunciaram terça-feira que mulheres com doença cardíaca e cujo relacionamento emocional é desgastante correm risco três vezes maior de ter problemas cardíacos recorrentes.

A atividade profissional estressante é um fator agravante para problemas cardíacos nos homens. Mas, segundo médicos do Instituto Karolinska, de Estocolmo, o fator determinante para mulheres com problemas no coração é o estresse nas suas relações afetivas, e não no trabalho.

"Entre mulheres casadas ou que viviam com um parceiro, a tensão no relacionamento foi associada a um aumento de 2,9 vezes no risco de eventos recorrentes, depois de feito o ajuste para idade, perfil de estrogênio, nível educacional, fumo e outros fatores", informou a autora do estudo, Kristina Orth-Gomer.

"Em contraste com as descobertas sobre o estresse no casamento, não encontramos evidências estatísticas do efeito do estresse no trabalho sobre eventos coronarianos recorrentes nem em mulheres que vivem com um parceiro nem nas que vivem sozinhas", escreveu a pesquisadora em artigo publicado na última edição do Journal of the American Medical Association.

De 292 mulheres entre 30 e 65 anos de idade que participaram do estudo, 187 apresentavam doença cardíaca. Do grupo, 52 mulheres morreram em consequência do problema, sofreram ataque cardíaco, foram submetidas a algum tipo de procedimento para aliviar o problema vascular ou tiveram a combinação de alguns desses itens durante o período de cinco anos de acompanhamento.

Abaixo dos 70 anos de idade, as mulheres em geral têm um prognóstico pior do que os homens em caso de enfarte, mas as causas dessa disparidade são pouco conhecidas, informaram os pesquisadores. O estudo sugere que as mulheres que vivem sozinhas se saem melhor que aquelas que têm relações ruins.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários