Notícias de saúde

Canadá registra queda na prescrição de opioides após cirurgias

27 de outubro de 2022 (Bibliomed). No Canadá, os médicos estão prescrevendo doses mais baixas de analgésicos após cirurgias. Além disso, a prescrição de opioides tem diminuído. É o que mostra estudo realizado na Universidade de Toronto e apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Anestesiologistas.

Os pesquisadores analisaram registros de mais de 278.000 pessoas em Ontário com mais de 65 anos quando foram submetidas a um dos 14 procedimentos cirúrgicos entre 2013 e 2019. Os procedimentos incluíam a remoção da tireoide, apêndice, vesícula biliar, próstata, cólon e mama, bem como reparo de hérnia, cirurgia de coração aberto, histerectomia e substituição de quadril e joelho.

Durante o período do estudo, mais pacientes preencheram prescrições de analgésicos não opioides, como acetaminofeno ou um anti-inflamatório não esteroide. O percentual subiu de 9% em 2013 para 28% em 2019. A maioria dos pacientes também recebeu uma prescrição que continha um opioides. Em 2013, 76% receberam prescrição de opioides, assim como 75% em 2019.

Ao longo desse tempo, a dose média caiu de 317 MME (equivalente a miligrama de morfina) para uma média de 260 MME. Pacientes submetidos a certos procedimentos, como remoção do apêndice ou da tireoide, geralmente podem aliviar sua dor com paracetamol ou um AINE. No entanto, o estudo descobriu que poucos pacientes que tiveram esses procedimentos preencheram as prescrições para essas alternativas não opioides.

Os autores explicam que limitar o uso de opioides é importante porque eles podem ter grandes efeitos colaterais, levar ao vício e causar uma overdose potencialmente mortal.

Fonte: American Society of Anesthesiologists Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários