Notícias de saúde

Opioides não são necessários para dor de dente

05 de outubro de 2022 (Bibliomed). Para aliviar o desconforto após procedimentos dentários, como extração dentária, gengiva e outros tipos de cirurgia dentária, ou a colocação de implantes dentários, os dentistas podem prescrever opioides juntamente com outros tipos de analgésicos. Os opioides comumente prescritos para tratar a dor dentária incluem hidrocodona, oxicodona e acetaminofeno com codeína.

Embora a American Dental Association recomende anti-inflamatórios não esteróides para o controle da dor, os opioides continuam a ser usados com frequência, o que pode ser em parte devido à falta de alternativas a eles, especialmente quando os AINEs ou acetaminofeno não são apropriados para um paciente ou não funcionam bem. Agora, um estudo mostrou que

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de prescrição de março de 2021 a fevereiro de 2022 e dados de 2012 para representar padrões antes da estratégia de redução de opioides. Eles recuperaram informações dos registros eletrônicos de saúde dos pacientes sobre extrações dentárias de rotina ou cirúrgicas; analgésicos prescritos - seja um único medicamento, combinações de opioides ou analgésicos, incluindo ibuprofeno, acetaminofeno e gabapentina, além de revisarem visitas de acompanhamento para dor pós-operatória.

Aqueles pacientes que retornaram à clínica para tratamento adicional da dor foram considerados como tendo falhado em obter alívio da dor. Mas os pesquisadores reconheceram que essa não é uma maneira estabelecida de testar o controle eficaz da dor.

O estudo usou os registros de 3.357 pacientes – uma divisão uniforme entre homens e mulheres, com idade média de 36 anos, embora as idades dos participantes variassem de 18 a 93 anos – aos quais foram prescritos analgésicos após extrações dentárias em 2012. E foi comparado a um número um pouco maior de registros com dados demográficos semelhantes, de março de 2021 a fevereiro de 2022, período usado para representar padrões de prescrição em 2022.

Os resultados mostraram que o uso de analgésicos não opioides para alívio da dor foi dramaticamente maior em 2022, representando 62,5% dos pacientes; em 2012, essa prescrição foi utilizada para apenas 0,2% dos pacientes. Em 2012, 1.166 pacientes, ou 34,7%, receberam analgésicos combinados com opioides após as extrações. Em 2022, nenhum paciente recebeu opioides; mas 1.871, ou 49,4%, receberam acetaminofeno ou ibuprofeno, e 496, ou 13,1%, receberam analgesia com gabapentina. Nenhuma prescrição de opioides foi registrada em 2022 após a adição de gabapentina à estratégia de prescrição.

O acetaminofeno ou o ibuprofeno não conseguiram controlar a dor da extração dentária em 2,2% das vezes, significativamente abaixo da taxa de falha de 4,1% do gabapentina-acetaminofeno e da taxa de falha de 5,9% do gabapentina/ibuprofeno. Em geral, os opioides falharam em fornecer alívio eficaz da dor em 21,4% das vezes, embora algumas combinações de opioides/analgésicos tenham se saído melhor do que outras.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.27219.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários