Notícias de saúde

Dormir bem reduz risco de AVC e doenças cardíacas

21 de outubro de 2022 (Bibliomed). Nove em cada dez pessoas não dormem bem, de acordo com pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC Congress 2022). O estudo descobriu que o sono abaixo do ideal estava associado a uma maior probabilidade de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Estudos anteriores sobre sono e doenças cardíacas geralmente se concentravam em um hábito do sono, como duração do sono ou apneia do sono, onde a respiração para e recomeça durante o sono. Além disso, estudos anteriores frequentemente avaliaram o sono apenas na linha de base. O estudo atual usou um escore de sono saudável combinando cinco hábitos de sono. Os pesquisadores investigaram a associação entre o escore de sono basal e as mudanças ao longo do tempo no escore de sono e a incidência de doenças cardiovasculares.

Este estudo incluiu 7.200 participantes do Paris Prospective Study III (PPP3), uma coorte prospectiva observacional baseada na comunidade. Homens e mulheres com idade entre 50 e 75 anos e livres de doenças cardiovasculares foram recrutados em um centro médico preventivo entre 2008 e 2011. A média de idade foi de 59,7 anos e 62% eram homens. Os participantes foram submetidos a um exame físico e preencheram questionários sobre estilo de vida, histórico médico pessoal e familiar e condições médicas.

Questionários foram usados para coletar informações sobre cinco hábitos de sono na linha de base e duas visitas de acompanhamento. Cada fator recebeu 1 ponto se ótimo e 0 se não. Foi calculado um escore de sono saudável variando de 0 a 5, sendo 0 ou 1 considerado ruim e 5 considerado ótimo. Aqueles com pontuação ótima relataram dormir de 7 a 8 horas por noite, nunca ou raramente ter insônia, sem sonolência diurna excessiva frequente, sem apneia do sono e cronotipo precoce (ser matutino). Os pesquisadores verificaram a incidência de doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral a cada dois anos por um total de 10 anos.

No início do estudo, 10% dos participantes tiveram uma pontuação ótima de sono e 8% tiveram uma pontuação ruim. Durante um acompanhamento médio de oito anos, 274 participantes desenvolveram doença cardíaca coronária ou acidente vascular cerebral. Os pesquisadores analisaram a associação entre os escores de sono e eventos cardiovasculares após o ajuste para idade, sexo, consumo de álcool, ocupação, tabagismo, índice de massa corporal, atividade física, nível de colesterol, diabetes e histórico familiar de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte súbita cardíaca. Eles verificaram que o risco de doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral diminuiu 22% para cada aumento de 1 ponto na pontuação do sono na linha de base. Mais especificamente, em comparação com aqueles com pontuação de 0 ou 1, os participantes com pontuação de 5 tiveram um risco 75% menor de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Os pesquisadores estimaram a proporção de eventos cardiovasculares que poderiam ser evitados com um sono mais saudável. Eles descobriram que, se todos os participantes tivessem uma pontuação ideal de sono, 72% dos novos casos de doença coronariana e acidente vascular cerebral poderiam ser evitados a cada ano.

Fonte: Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC Congress 2022).

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários