Notícias de saúde

Dormir de seis a sete horas por noite reduz o risco de ataque cardíaco

02 de junho de 2021 (Bibliomed). Pessoas que dormem de seis a sete horas por noite - nem mais, nem menos - têm a menor chance de morrer de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com novas descobertas do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos. Acordar cedo ou cochilar além da janela ideal aumenta o risco de morte relacionada ao coração em cerca de 45%.

Essa tendência permaneceu verdadeira mesmo depois de serem responsáveis ??por outros fatores de risco conhecidos para doenças cardíacas ou derrame, incluindo idade, hipertensão, diabetes, tabagismo, IMC - índice de massa corporal - e níveis elevados de colesterol.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 14.000 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA financiada pelo governo federal entre 2005 e 2010. Como parte da pesquisa, essas pessoas foram questionadas por quanto tempo costumavam dormir.

Os pesquisadores acompanharam os participantes por uma média de 7,5 anos para ver se eles morreram de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrame. Eles também avaliaram suas pontuações de risco para a saúde cardíaca, bem como seus níveis sanguíneos de proteína C reativa (PCR), que aumenta quando há inflamação em seu corpo. Níveis elevados de CRP têm sido associados a doenças cardíacas.

A equipe de pesquisa encontrou uma relação em forma de U entre o risco cardíaco e a duração do sono, com risco mais baixo entre as pessoas que dormem em média de seis a sete horas. Com base nos níveis de PCR dos pacientes, a inflamação foi responsável por cerca de 14% das mortes relacionadas ao coração entre os que dormiam pouco e 13% entre os que dormiam muito, contra apenas 11% das pessoas que dormiam de seis a sete horas ideais.

Os resultados foram apresentados na American College of Cardiology Annual Meeting 2021, que ocorreu de 15 a 17 de maio virtualmente.

Fonte: American College of Cardiology Annual Meeting 2021. May 15 – 17, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários