Notícias de saúde

Sono ruim pode trazer riscos cardíacos na velhice

15 de agosto de 2023 (Bibliomed). Manter uma rotina de sono consistente pode ajudar a manter as artérias limpas à medida que envelhece, sugere uma nova pesquisa do Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos.

Por outro lado, os adultos mais velhos que dormiam por um número variável de horas a cada noite e tendiam a adormecer em horários diferentes eram mais propensos a desenvolver o endurecimento das artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Para o estudo, os pesquisadores monitoraram o sono em mais de 2.000 adultos (idade média de 69 anos) por uma semana. As pessoas usavam dispositivos parecidos com relógios que detectavam quando estavam dormindo e acordados. Eles também preencheram um diário do sono por sete dias consecutivos e fizeram um estudo do sono em casa para verificar distúrbios do sono subjacentes. Ninguém no estudo havia sido diagnosticado com doença cardíaca.

A duração do sono foi definida como a quantidade total de tempo gasto na cama totalmente adormecido, enquanto o tempo de sono foi descrito como o tempo que uma pessoa adormece a cada noite.

Os resultados mostraram que quando a duração do sono variava em mais de duas horas em uma semana, as pessoas eram 40% mais propensas a ter altas pontuações de cálcio na artéria coronária em comparação com aquelas com padrões de sono mais consistentes, mostrou o estudo. Esta pontuação reflete a quantidade de placa calcificada que reveste as artérias. Quando a placa se acumula nas paredes das artérias, aumentam as chances de sofrer um AVC ou ataque cardíaco.

Pessoas cuja duração do sono variou mais de duas horas em uma semana também tiveram 12% mais chances de ter placa na artéria carótida e quase duas vezes mais chances de ter resultados anormais em um teste de índice tornozelo-braquial que mede a rigidez nos vasos sanguíneos. O fluxo sanguíneo é reduzido quando os vasos sanguíneos se tornam rígidos e estreitos.

Enquanto isso, aqueles com maior irregularidade no horário do sono variaram o tempo em que adormeceram em mais de 90 minutos em uma semana. Eles eram 43% mais propensos a ter altos escores de cálcio na artéria coronária do que aqueles cujo tempo regular de sono variava em 30 minutos ou menos em uma semana.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.122.027361.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários