Notícias de saúde

Quais os desafios para conter a Varíola dos Macacos?

18 de outubro de 2022 (Bibliomed). Pandemias anteriores, como a de HIV e mais recente a de Covid-19 podem ajudar as autoridades a criar uma resposta rápida e eficaz para um possível surto de Varíola dos Macacos. É o que descreve pesquisadores do U.S. National Institutes of Health (NIH) em um editorial publicado na revista The New England Journal of Medicine.

Anthony S. Fauci, MD, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), e H. Clifford Lane, MD, vice-diretor de pesquisa clínica e projetos especiais do NIAID, discutiram uma série de casos publicada (JP Thornhill et al.) detalhando os sintomas e resultados de 528 pessoas com varicela de 16 países em cinco continentes.

Os autores observam que o padrão epidemiológico do surto multicontinental de varíola dos macacos se assemelha ao dos primeiros casos de AIDS, pois a maioria dos casos ocorre entre homens que fazem sexo com homens. Eles advertem, no entanto, que não se deve presumir que os casos de varíola permanecerão confinados a essa população.

O vírus Monkeypox é conhecido por se espalhar a partir do contato direto da lesão com a pele – em surtos anteriores, essa disseminação era frequentemente de uma criança infectada para um cuidador. Os dados sugerem que a transmissão sexual provavelmente desempenha um papel no surto atual, observam os autores. Eles pedem estudos observacionais detalhados, pesquisas sorológicas e vigilância contínua para aprender mais sobre a epidemiologia do surto atual.

Drs. Fauci e Lane também comparam a varíola dos macacos, HIV/AIDS e COVID-19 em relação às causas de cada doença e as contramedidas disponíveis para combatê-las. Felizmente, já existem diagnósticos, vacinas e tratamentos para a varíola dos macacos. Um desafio para as comunidades de saúde pública e pesquisa é garantir a distribuição equitativa e eficiente dessas contramedidas existentes, ao mesmo tempo em que conduzem pesquisas clínicas rigorosas para coletar mais dados sobre sua segurança e uso ideal, concluem.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMe2210535.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários