Notícias de saúde

Tutores podem transmitir varíola dos macacos seus pets

29 de setembro de 2022 (Bibliomed). O vírus da varíola humana está se espalhando na Europa e nos EUA entre indivíduos que não viajaram para áreas endêmicas. Em 23 de julho de 2022, a varíola dos macacos foi declarada Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pelo diretor-geral da OMS.

A transmissão de humano para humano do vírus da varíola dos macacos geralmente ocorre através do contato próximo com as lesões, fluidos corporais e gotículas respiratórias de pessoas ou animais infectados. A possibilidade de transmissão sexual está sendo investigada, pois o surto atual parece estar concentrado em homens que fazem sexo com homens e tem sido associado a lesões anais e genitais inesperadas.

Não se sabe se gatos e cães domesticados podem ser um vetor para o vírus da varíola dos macacos. Em uma nova comunicação publicada na revista The Lancet é descrito o primeiro caso de um cão com infecção confirmada pelo vírus da varíola dos macacos que pode ter sido adquirida por transmissão humana.

O caso do cão em Paris é um exemplo claro de como abraçar ou estar perto de um animal de estimação pode espalhar o vírus. Estudos anteriores sobre poxvírus como a varíola dos macacos mostraram que eles podem permanecer ativos na matéria fecal. Isso significa que existe o risco de animais selvagens, provavelmente roedores, pegá-lo de dejetos humanos.

O vírus da varíola dos macacos também está presente na saliva. Embora mais pesquisas precisem ser feitas, é potencialmente possível que uma pessoa infectada descarte alimentos que seriam consumidos por um roedor.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(22)01487-8.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários