Notícias de saúde

Sobreviventes do câncer estão sob maior risco de fraturas ósseas mais tardiamente

09 de maio de 2023 (Bibliomed). O número de sobreviventes de câncer que vivem nos EUA está projetado para ser de 26,1 milhões em 2040. Os sobreviventes de câncer podem ter um risco aumentado de fraturas ósseas, mas as pesquisas são limitadas em vários aspectos importantes.

Estudo procurou investigar as associações de diagnósticos de câncer, incluindo tempo desde o diagnóstico e estágio no diagnóstico, com riscos de fraturas pélvicas, radiais e vertebrais (separadas e combinadas) em idosos sobreviventes de câncer e comparados com risco de fratura em idosos sem histórico de câncer. Secundariamente, examinar as diferenças no risco de fratura estratificada por comportamentos modificáveis, tratamento e tipo de câncer.

Este estudo de coorte de dados de 92.431 participantes do Cancer Prevention Study-II Nutrition Cohort vinculado a reivindicações do Medicare descobriu que os sobreviventes de câncer mais velhos - especialmente os sobreviventes que foram diagnosticados mais recentemente (<5 anos desde o diagnóstico) ou que fizeram quimioterapia - tinham riscos mais altos de fraturas pélvicas e vertebrais do que os idosos sem câncer. O tabagismo atual foi associado a maior risco, e houve alguma sugestão de que a atividade física pode estar associada a menor risco.

Os achados deste estudo podem informar orientações clínicas sobre prevenção de fraturas, que podem incluir a incorporação de atividades físicas e programas de cessação do tabagismo.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2022.5153.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários