Notícias de saúde

O uso de máscaras piora os danos do tabagismo

10 de agosto de 2022 (Bibliomed). Em fumantes, a exposição ao monóxido de carbono (CO) está associada à deterioração da saúde. Durante a era da pandemia COVID-19, o uso de máscara cirúrgica dificulta a propagação da infecção por COVID, porém o impacto do tabagismo durante o uso de máscara cirúrgica no CO exalado e na função vascular em fumantes não foi investigado. Pesquisadores levantaram a hipótese de que a reinalação de CO durante o uso de máscara em fumantes resulta em disfunção vascular.

Em um novo estudo, foram estudados 40 fumantes de cigarros convencionais (ConCig), 40 usuários exclusivos de cigarros sem combustão (HNBC)* e 40 não fumantes com idade e sexo semelhantes (P?>?0,05), que eram médicos de um hospital universitário de atendimento terciário com idade média de 45,1?±?10,8 anos, sendo 34 (28,3%) do sexo masculino. Os participantes dos três grupos de estudo apresentaram características clínicas semelhantes. O estudo foi realizado durante 1 mês. Indivíduos com doença cardiovascular conhecida, hipertensão, diabetes, dislipidemia, doença renal crônica ou fibrilação atrial foram excluídos do estudo, pois essas entidades podem afetar a função vascular e excluir pacientes com doença cardiovascular evidente ou subclínica.

Em fumantes de cigarros convencionais, o monóxido de carbono exalado aumentou de 8,00 partes por milhão (ppm) na linha de base para 12,15 ppm sem máscara e 17,45 ppm com máscara. Em fumantes de cigarros não combustíveis, o monóxido de carbono exalado aumentou de 1,15 ppm na linha de base para 1,43 ppm sem máscara e 2,20 ppm com máscara. Entre os não fumantes, o monóxido de carbono exalado não diferiu entre os períodos basal, sem máscara e com máscara.

Portanto, em fumantes de cigarros combustíveis e não combustíveis, todos os marcadores vasculares foram maiores enquanto usavam uma máscara em comparação com sem máscara. Em não fumantes, não houve diferenças nos marcadores vasculares entre os três períodos.

* Os produtos tabaco de calor que não queimam (cigarros sem combustão) são dispositivos eletrônicos que contêm folhas de tabaco. Quando aquecidos, eles produzem um vapor contendo nicotina, que inalado pelo indivíduo. Eles são diferentes dos cigarros convencionais em seu mecanismo, que aquece o tabaco a temperaturas consideravelmente mais baixas. Em dispositivos de calor sem queima, o tabaco é aquecido a 350 ?, em comparação com os cigarros tradicionais que queimam a até 900 ?. A temperatura nos produtos de calor sem queima ainda é alta o suficiente para que substâncias químicas nocivas sejam vaporizadas e inaladas.

Fonte: European Journal of Preventive Cardiology. DOI: 10.1093/eurjpc/zwac101.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários