Notícias de saúde

Associações médicas orientam sobre vacinação e tratamento preventivo para COVID-19

20 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Em meio à pandemia de COVID-19, que já atingiu 8,5 milhões de brasileiros e levou a mais de 210 mil óbitos no país, muitas fake News, especialmente nas redes sociais, vêm se disseminando. A desinformação gerada pelos negacionistas que são contra as vacinas e as medidas preventivas cientificamente comprovadas só pioram a situação.

Em virtude disso, a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Infectologia, lançaram orientações sobre vacinação e tratamento farmacológico preventivo na COVID-19. Segundo as entidades, as melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no "tratamento precoce" para a COVID-19 até o presente momento. Pesquisas clínicas com medicações antigas indicadas para outras doenças e novos medicamentos estão em pesquisa. Atualmente, as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entidade reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.

As entidades ressaltam a importância da vacinação, destacando a autorização pela ANVISA para uso emergencial das vacinas Coronavac e Covishield (Oxford). Elas explicam que as vacinas têm o potencial de evitar a COVID-19 grave, evitando internações hospitalares, necessidade de oxigenioterapia, admissões em unidades de terapia intensiva e óbito. Contudo, o uso correto de máscaras, álcool em gel, medidas de higiene e distanciamento físico precisam ser mantidos.

Fonte: Associação Médica Brasileira. 19 de janeiro de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários