Notícias de saúde
22 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Embora relatem dificuldade para respirar e desconforto ao usar uma máscara facial, a maioria das pessoas com asma ainda as usa em locais públicos durante a pandemia de COVID-19, segundo um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
Em pesquisa realizada online com mais de 500 adultos com asma, 84% relataram desconforto com o uso das máscaras faciais e 75% afirmaram ter dificuldade para respirar ou sentir falta de ar, pelo menos ocasionalmente, enquanto usavam a máscara. O uso de máscara é uma das principais medidas de proteção contra o coronavírus. O pior controle da asma e o uso de máscara por mais tempo foram associados a mais sintomas durante o uso de máscara.
Além de responder a perguntas da pesquisa, os participantes receberam perguntas abertas sobre suas experiências com o uso de máscaras e suas recomendações para outras pessoas com asma. Nessa parte do estudo, 45% dos participantes disseram ter problemas respiratórios e aumento da tosse ao usar uma máscara, 39% disseram que não tiveram nenhuma alteração na asma ao usar uma máscara e 2% disseram que seus sintomas de asma melhoraram ao usar uma máscara. Cerca de 5% dos participantes disseram que nem sempre usam máscara.
Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice. DOI: 10.1016/j.jaip.2021.10.071.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também