Notícias de saúde

Envelhecer torna mais difícil ter uma boa noite de sono

04 de abril de 2022 (Bibliomed). Em humanos, a deterioração da qualidade do sono durante o envelhecimento é uma das queixas mais prevalentes. Mais da metade das pessoas com 65 anos ou mais reclamam da qualidade do sono. A privação do sono está ligada a um risco aumentado de vários problemas de saúde, de hipertensão a infartos do coração, diabetes, depressão e um acúmulo de placas cerebrais ligadas à doença de Alzheimer.

Uma equipe de cientistas norte-americanos identificou como os circuitos cerebrais envolvidos na regulação do sono e da vigília se degradam ao longo do tempo em camundongos, o que, segundo eles, abre caminho para melhores medicamentos em humanos. O novo artigo foi publicado na revista Science.

Para o novo estudo, os pesquisadores decidiram investigar as hipocretinas, substâncias químicas do cérebro que são geradas apenas por um pequeno grupo de neurônios no hipotálamo. As hipocretinas transmitem sinais que desempenham um papel vital na estabilização da vigília. Dos bilhões de neurônios no cérebro, apenas cerca de 50.000 produzem hipocretinas.

Como muitas espécies experimentam sono fragmentado à medida que envelhecem, supõe-se que os mesmos mecanismos estejam em ação nos mamíferos, e pesquisas anteriores mostraram que a degradação das hipocretinas leva à narcolepsia em humanos, cães e camundongos.

A equipe de pesquisa selecionou camundongos jovens (três a cinco meses) e velhos (18 a 22 meses) e usou a luz transportada por fibras para estimular neurônios específicos. Eles registraram os resultados usando técnicas de imagem. O que eles descobriram foi que os camundongos mais velhos perderam aproximadamente 38% das hipocretinas em comparação com os camundongos mais jovens.

Os neurônios que expressam hipocretina foram mais ativos durante o sono, aumentando as chances de despertares breves e, assim, fazendo com que o sono fosse mais fragmentado. Observou-se que a excitabilidade dos neurônios hipocretinas no tecido cerebral envelhecido se encontrava aumentada, possivelmente devido à diminuição da expressão de uma subpopulação de canais de potássio.

A fragmentação do sono relacionada ao envelhecimento pode, portanto, ser devido à excitabilidade alterada dos neurônios promotores da excitação.

Fonte: Science. DOI: 10.1126/science.abh3021.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários