Notícias de saúde

Apneia do sono pode prejudicar a saúde do cérebro

04 de dezembro de 2023 (Bibliomed). O sono ruim causado pela apneia do sono pode prejudicar a saúde do cérebro de homens e mulheres mais velhos, sugere uma nova pesquisa desenvolvida na Mayo Clinic Center for Sleep Medicine, nos Estados Unidos.

O estudo incluiu 140 participantes (idade média de 73 anos). Nenhum apresentava sinais de demência, mal de Alzheimer ou problemas com o processamento do pensamento quando o estudo foi conduzido. A apneia do sono variou em gravidade de leve a grave.

Cada participante passou por varreduras cerebrais e um estudo durante a noite em um laboratório do sono. As varreduras ofereceram informações sobre a saúde das fibras nervosas que compõem a substância branca do cérebro. Danos na substância branca podem prejudicar a comunicação entre diferentes partes do cérebro. Muitas vezes aparece como pequenas lesões que se acumulam com a idade. O estudo durante a noite permitiu aos pesquisadores rastrear os padrões de sono.

O resultado: depois de comparar o sono com os exames, os pesquisadores descobriram que os pacientes que dormiam menos profundamente e, portanto, tinham a pior qualidade geral do sono, também eram os mais propensos a mostrar sinais indicadores de danos à substância branca. Para cada queda de 10 pontos na porcentagem de sono profundo, os pesquisadores encontraram um aumento no dano da substância branca semelhante ao efeito do envelhecimento de 2,3 anos adicionais.
Segundo os autores, o sono ruim devido à apneia do sono grave ou à diminuição do sono profundo pode estar envolvido em anormalidades da substância branca que contribuem para o risco de comprometimento cognitivo, demência e AVC.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207392.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários