Notícias de saúde
09 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A pandemia de Covid-19 espalhou medo e causou muitas mortes pelo mundo. Vai ficar lembrada na história da humanidade como uma fase muito difícil, mas também como um momento no qual a ciência destinou suas forças para desenvolver em tempo recorde uma vacina que fosse capaz de combater o vírus e diminuir a mortalidade.
Uma das tecnologias que tive grande avanço durante a pandemia foi a de vacinas que têm como base o mRNA. De acordo com pesquisadores da Oregon State University, nos Estados Unidos, essa tecnologia poderá, agora, ser utilizada na prevenção e tratamento de várias doenças.
O RNA, ou ácido ribonucleico, é essencial para toda a vida, pois é usado pelas células para uma variedade de tarefas, sendo uma delas carregar instruções do DNA para as células para produzir proteínas que auxiliam em tudo, desde a digestão até o estímulo da resposta imune do corpo.
As vacinas de mRNA são projetadas para treinar células do corpo humano para produzir proteínas específicas, chamadas anticorpos, que ajudam o sistema imunológico a combater o vírus.
De acordo com os pesquisadores, a tecnologia de mRNA poderá ser usada no desenvolvimento de vacinas para câncer, HIV, gripe, malária e herpes, entre outras doenças. Além disso, o mRNA também pode ser usado para aumentar a produção de células chamadas receptores de antígenos quiméricos-T, ou CAR-T, que podem ajudar a reparar danos ao coração causados ??por doenças cardíacas.
Fonte: United Press International. Health News. February, 2022.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também