Notícias de saúde

Isolado anticorpo "ultra potente" contra variantes COVID-19

27 de outubro de 2021 (Bibliomed). O surgimento de linhagens SARS-CoV-2 que são mais transmissíveis e resistentes às terapias de anticorpos atualmente aprovadas representa um desafio considerável para o tratamento clínico de COVID-19. Portanto, a necessidade de esforços contínuos de descoberta para identificar anticorpos monoclonais amplamente reativos para SARS-CoV-2 é de extrema importância.

Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade Vanderbilt relataram um painel de anticorpos SARS-CoV-2 isolados usando a tecnologia LIBRA-seq de um indivíduo que se recuperou de COVID-19. Uma tecnologia desenvolvida no Vanderbilt University Medical Center levou à descoberta de um anticorpo monoclonal “ultra-potente” contra múltiplas variantes do SARS-CoV-2, o vírus responsável pelo COVID-19, incluindo a variante delta.

Destes anticorpos, 54042-4 mostra neutralização potente contra vírus SARS-CoV-2 autênticos, incluindo variantes preocupantes (Variants of Concern - VOCs). Uma estrutura crio-EM de 54042-4 em complexo com o pico SARS-CoV-2 revela um epítopo composto de resíduos que são altamente conservados nas linhagens SARS-CoV-2 atualmente em circulação. Além disso, 54042-4 possui características genéticas e estruturais incomuns que o distinguem de outros anticorpos anti-SARS-CoV-2 potentemente neutralizantes. O anticorpo tem características raras que o tornam uma adição valiosa ao conjunto limitado de candidatos terapêuticos de anticorpos amplamente reativos, relataram os pesquisadores.

A tecnologia, chamada LIBRA-seq, ajudou a acelerar a descoberta de anticorpos que podem neutralizar a SARS-CoV-2. Ele também permite aos pesquisadores rastrear anticorpos contra outros vírus que ainda não causaram doenças humanas, mas que têm um alto potencial de fazê-lo.

Juntas, essas descobertas fornecem motivação para o desenvolvimento do 54042-4 como um candidato líder para neutralizar os VOCs SARS-CoV-2 atuais e futuros.

Fonte: Cell Reports. DOI: 10.1016/j.celrep.2021.109784.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários