Notícias de saúde

COVID-19 pode causar alterações gastrointestinais graves em crianças

20 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Manifestações gastrointestinais (GI) graves foram relatadas esporadicamente em crianças com COVID-19; no entanto, sua frequência e evolução clínica são desconhecidos.

Um recente estudo buscou descrever as características clínicas, radiológicas e histopatológicas de crianças com COVID-19 apresentando manifestações GI graves, para identificar fatores associados a um pior desfecho.

Neste estudo de coorte multicêntrico de 685 crianças italianas com COVID-19, 10% apresentaram envolvimento gastrointestinal grave caracterizado por adeno-mesenterite difusa, apendicite, coleção de fluido abdominal, intussuscepção ileal ou pancreatite. Crianças com mais de 5 anos e aquelas que apresentam dor abdominal, leucopenia ou que recebem um diagnóstico de síndrome inflamatória multissistêmica têm maior probabilidade de apresentar manifestações gastrointestinais graves.

Assim, o envolvimento gastrointestinal grave não é incomum em crianças com COVID-19, e o conhecimento sobre sua frequência e apresentação pode ajudar os médicos a tratar adequadamente as crianças em risco de desfechos graves.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.39974.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários