Notícias de saúde

Meninos obesos e negros têm maior risco de COVID-19 grave

18 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Crianças do sexo masculino, afro-americanos e obesos correm maior risco de COVID-19 grave e Síndrome inflamatória multissistêmica (MIS-C), uma complicação potencialmente fatal associada à infecção pelo coronavírus em crianças.

Segundo dados de um estudo realizado pela University of Colorado, nos Estados Unidos, as crianças do sexo masculino têm 37% mais chances de desenvolver doenças graves após a infecção por coronavírus, enquanto os jovens negros americanos têm um risco 25% maior. Crianças obesas, o que significa que estão severamente acima do peso, têm 19% mais chances de sofrer COVID-19 grave, independentemente do sexo.

O estudo rastreou a saúde de quase 1,1 milhão de crianças e adolescentes com 19 anos ou menos que foram testados para COVID-19 desde o início da pandemia em março de 2020 até setembro de 2021. Pouco mais de 167.000 (cerca de 16%) dos incluídos na análise deram positivo para o vírus e mais de 10.000 (6%) deles foram hospitalizados como resultado.

Das crianças e adolescentes hospitalizados, 1.423 (14%) foram considerados com COVID-19 grave devido à necessidade de suporte ventilatório e outros tratamentos agressivos para manter a respiração. Um por cento dos jovens hospitalizados morreram do vírus.

Com base na análise, meninos são quase 60% mais propensos a desenvolver síndrome inflamatória multissistêmica em crianças. No MIS-C, diferentes partes do corpo podem ficar inflamadas, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos e trato gastrointestinal. Semelhante à doença de Kawasaki, a condição pode ser fatal, embora resolva na maioria dos casos com tratamento.

Nos Estados Unidos, crianças negras são 44% mais propensas a desenvolver MIS-C, enquanto as crianças de 12 anos ou menos têm 81% mais chances de desenvolvê-lo. Crianças obesas têm um risco 76% maior de MIS-C do COVID-19.

Estudos anteriores descobriram que crianças, particularmente adolescentes, com condições crônicas de saúde, como diabetes e obesidade, são mais propensas a desenvolver doenças graves após a infecção.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.43151.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários