Notícias de saúde

Adultos em risco de transtornos mentais preferem viver em centros urbanos

03 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Pessoas geneticamente predispostas a transtornos mentais como esquizofrenia, transtorno bipolar e anorexia nervosa preferem viver em áreas urbanas quando adultos, descobriu um estudo do King's College London, no Reino Unido.

De acordo com os dados, aqueles com maior risco genético para esses distúrbios tinham 5% a 10% mais probabilidade de "mudar-se preferencialmente" de áreas rurais para áreas urbanas quando adultos. Isso significa que as pessoas com mais mutações genéticas que aumentam o risco de problemas de saúde mental são atraídas para os ambientes urbanos, o que é significativo, visto que viver na cidade por muito tempo tem sido associado a um risco maior de esquizofrenia.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 386.000 britânicos adultos com idades entre 37 e 73 anos que residiam no Reino Unido registrados no Biobank, um compêndio de registros de saúde e informações genéticas para centenas de milhares de pessoas.

Escores de risco poligênico, ou medidas de risco para certos distúrbios de saúde, estavam disponíveis para todos os participantes. Aqueles com maior pontuação de risco poligênico para esquizofrenia e anorexia nervosa tinham 5% mais probabilidade de se mudar preferencialmente de áreas rurais para cidades.

Da mesma forma, os participantes com escores de risco mais elevados para transtorno bipolar, uma condição caracterizada por períodos de depressão e humor anormalmente elevado, tinham 10% mais probabilidade de viver em áreas urbanas.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2021.2983.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários