Notícias de saúde

Contato com áreas verdes pode melhorar saúde mental de adultos

16 de agosto de 2018 (Bibliomed). A destruição dos ambientes físicos, particularmente em ambientes urbanos limitados por recursos pode melhorar a saúde mental dos residentes que moram nas proximidades, de acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open.

Pesquisadores americanos avaliaram intervenções para qualquer terreno urbano verde vago (não ocupado) pode melhorar a saúde mental auto-reportada entre 342 adultos da Filadélfia residentes na comunidade. Um total de 110 grupos foram aleatoriamente designados para a intervenção ecológica (remoção de lixo, classificando a terra, plantar grama e árvores novas, a instalação de uma barreira do perímetro de madeira baixa, e realizar uma manutenção regular mensal), a intervenção de limpeza do lixo (remoção de lixo, corte de grama e manutenção mensal regular), ou um grupo de controle.

Os pesquisadores observaram uma diminuição significativa nos participantes que se sentiam deprimidos (P=0,03) e sem valor (P=0,04), entre aqueles atribuídos ao estado de cuidar dos espações verdes versus controle. Além disso, houve uma redução não significativa na saúde mental ruim autorreferida (P=0,051). A intervenção de cuidar dos espaços verdes demonstrou uma diminuição significativa no sentimento de depressão (P=0,007) entre os participantes que vivem em bairros abaixo da linha da pobreza.

Assim, o tratamento de ambientes físicos deteriorados, particularmente em ambientes urbanos limitados por recursos, pode ser um tratamento importante para problemas de saúde mental, juntamente com outros tratamentos em nível de pacientes.

Fonte: JAMA Network Open. 2018;1(3):e180298.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários