Notícias de saúde

Inglaterra registra caso gripe aviária transmitida por contato direto com ave doente

13 de janeiro de 2022 (Bibliomed). As autoridades sanitárias da Inglaterra registraram um raro caso de gripe aviária transmitida por exposição a animais doentes. Conforme protocolo normal, a Agência notificou a Organização Mundial de Saúde sobre o caso.

A pessoa infectada, no sudoeste da Inglaterra, estava em contato muito próximo e regular com um grande número de aves infectadas, que mantinham dentro e ao redor de sua casa. A agência também afirmou que não foi possível identificar se o indivíduo, que está isolado e apresentando sintomas leves similares aos de uma gripe comum, está infectado com a cepa H5N1 da gripe.

O Reino Unido viu recentemente um grande número de surtos da cepa H5N1 em aves em todo o país. A Agência de Saúde Animal e Vegetal e o Diretor Veterinário da Grã-Bretanha emitiram alertas para proprietários de pássaros em todo o país. O caso foi detectado depois que a um surto da cepa H5N1 foi identificado no bando de pássaros da pessoa infectada.

As autoridades de saúde ressaltam que, atualmente, não há evidências de que esta cepa detectada no Reino Unido possa se espalhar de pessoa para pessoa, mas ressaltam que os vírus evoluem o tempo todo, e, por isso, continuam monitorando a situação de perto e acompanhando todos os contatos do indivíduo. Não foi identificada qualquer propagação.

Fonte: UK Health Security Agency. January 6, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários