Notícias de saúde
28 de outubro de 2013 (Bibliomed). Segundo pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, a vacina contra a gripe pode diminuir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes que já sofreram infarto.
O cientista responsável pelo estudo, Dr. Jacob Udell, explica que os efeitos cardioprotetores da vacina da gripe pode ser ainda maior entre as pessoas que recebem uma vacina mais potente.
Para o pesquisador, o estudo fornece evidências solidas de que a vacina conta a gripe ajuda a prevenir doenças cardíacas em pacientes vulneráveis, se mostrando como uma alternativa interessante para proteção desses.
O estudo envolveu a revisão de seis ensaios clínicos sobre a saúde de mais de 6.700 pacientes com história de doença cardíaca e constatou que pacientes que receberam a vacina contra a gripe tinham 36% menos risco de sofrer com um evento cardíaco maior, como ataque cardíaco, AVC, insuficiência cardíaca, ou morte por causas relacionadas com o coração.
Contudo, os pesquisadores alertam que o estudo ainda necessita passar por um grande ensaio clínico prospectivo para confirmar a eficácia e segurança de se usar a vacina contra a gripe no tratamento de doenças cardíacas.
Fonte: UPI, 24 de outubro de 2013
Pacientes diáliticos não se beneficiam da vacina contra a gripe. Leia em Bibliomed
Morte súbita de origem cardíaca. Entenda mais em Boa Saúde
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também