Notícias de saúde

Consumo de cogumelos poderia diminuir o risco de depressão

19 de novembro de 2021 (Bibliomed). Os cogumelos contêm vários compostos bioativos que podem estar associados à redução da ansiedade, incluindo vitamina B12, fator neural de crescimento, antioxidantes e agentes antiinflamatórios. Um novo estudo americano levantou a hipótese de que o consumo de cogumelos estaria associado a um menor risco de depressão em adultos.

Foram usados dados do National Health and Nutrition Examination Survey 2005–2016. Até dois dias de recordatório alimentar de 24 horas foram analisados para avaliar a frequência de ingestão de cogumelos. A depressão foi medida por meio do Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9, pontuação = 10).

Entre 24.699 participantes (idade média: 45,5 (0,3) anos), a prevalência ponderada de depressão foi de 5,9%. Cogumelos foram consumidos por 5,2% dos participantes. Os pesquisadores observaram uma associação significativa entre o consumo de cogumelos e menor probabilidade de depressão após levar em conta os dados sócio-demográficos, principais fatores de risco, doenças autorreferidas, medicamentos e outros fatores dietéticos. Eles disseram, no entanto, que não havia nenhum benefício adicional claro com o consumo relativamente alto de cogumelos. No entanto, não se observou uma relação dose-resposta.

Fonte: Journal of Affective Disorders. DOI: 10.1016/j.jad.2021.07.080.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários