Notícias de saúde

Composto do cogumelo do sol impede câncer de próstata

27 de maio de 2011 (Bibliomed). O Yun zhi, popularmente conhecido como cogumelo do sol, é muito utilizado na culinária e como tratamento em algumas doenças. Já conhecidos seus benefícios medicinais, nova pesquisa descobriu que composto extraído desse cogumelo foi 100% eficaz na supressão do desenvolvimento do tumor de próstata.

Desenvolvida na Universidade de Tecnologia de Queensland, a pesquisa mostrou que o polissacaropeptídeo (PSP), extraído do cogumelo do sol, alveja diretamente as células-tronco do câncer de próstata e suprime a formação do tumor. Os experimentos estão sendo feitos com animais, mas os cientistas acreditam que terão efeito semelhante nos seres humanos.

O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens. Patrick Ling, coordenador da pesquisa, afirma que os resultados representam um passo importante para o combate à doença. "No passado, outros inibidores testados em pesquisas mostraram-se até 70% eficazes, mas estamos vendo uma eficácia de 100% na prevenção do tumor com o PSP", diz o pesquisador.

Ling explica que terapias convencionais só são eficazes com relação a determinadas células cancerosas, mas não às células-tronco do câncer, que iniciam e fazem a doença progredir. Outro ponto positivo do tratamento com PSP, é que não foram observados efeitos colaterais. Segundo o pesquisador, o cogumelo tem importantes propriedades que podem ajudar no tratamento de várias doenças, mas lembra que não se consegue a cura apenas comendo o fungo.

Fonte: Diário da Saúde, 26 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários