Notícias de saúde

Claudius, Imperador de Roma, foi Assassinado com Cogumelos

15 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Em 13 de outubro de 54 d.C., o imperador de Roma Claudius, conhecido por beber e comer em excesso, consumiu uma grande porção de cogumelos que, para os pesquisadores, incluiu a variedade local "Amanita caeserea:, que era sua favorita. Doze horas depois, o imperador, de 64 anos, estava morto.

A razão? Pesquisadores acreditam que alguém provavelmente sua mulher misturou cogumelos mortais à comida.

"Alguém espalhou, no meio dos "Amanita caeserea", cogumelos venenosos que cozidos são indistinguíveis dos não venenosos", disse William A. Valente à Reuters Health.

Valente, da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, informou que Claudius sentiu fortes dores abdominais, náusea e vômito intensos, diarréia e incontinência após comer a porção de cogumelos.

Esses sintomas, combinados a salivação e corrimento nasal excessivos e vermelhidão acentuada dos olhos de Claudius, apontam para a conclusão de Valente de que o imperador morreu envenenado por muscarina.

A muscarina, substância encontrada em muitos tipos de cogumelos venenosos, causa uma "contorção ou estímulo" nos intestinos e músculos lisos, levando à perda de fluidos e redução da pressão sanguínea, explicou o especialista.

Valente apresentou suas conclusões durante a sétima conferência clinicopatológica anual promovida pela Escola de Medicina da Universidade de Maryland e pelo Veterans Affairs Maryland Health Care Center, em Baltimore, na semana passada.

A revisão do histórico médico de Claudius feita por Valente também revelou que o imperador tinha dificuldades físicas crônicas que incluíam tremor da cabeça, claudicância e outros problemas de movimento, dificuldade de falar e salivação. Valente supõe que essas limitações e o nascimento prematuro (após sete meses de gestação) indicam que Claudius também tinha paralisia cerebral.

Os problemas físicos crônicos de Claudius não o levaram à morte. Registros históricos sugerem que Agripina, a quarta esposa, serviu os cogumelos venenosos para abrir caminho para que seu filho Nero se tornasse o imperador de Roma.

"Os eventos terminais de Claudius foram causados por veneno muscarínico de cogumelo, mas, ao que parece, ele morreu basicamente por causa de uma das suas muitas esposas", disse Valente

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários