Notícias de saúde

Pulmões mantém a memória de longo prazo da infecção por COVID-19

27 de outubro de 2021 (Bibliomed). Após uma infecção com SARS-CoV-2, onde o sistema imunológico armazenaria a memória para fornecer proteção de longo prazo contra reinfecção?

Embora vários estudos tenham realizado investigações imunológicas ao SARS-CoV-2, um novo estudo de sobreviventes do COVID mostra que a memória da infecção é armazenada principalmente nas células T e B do pulmão, e nos nódulos linfáticos ao redor do pulmão.

O estudo, liderado por Donna Farber, Ph.D., o professor George H. Humphreys II de Ciências Cirúrgicas e professor de microbiologia e imunologia na Faculdade de Médicos e Cirurgiões Vagelos da Universidade de Columbia, foi publicado online em 7 de outubro, na revista Science Immunology.

O estudo também encontrou evidências de que sites especializados, chamados de centros germinativos, onde produtores de anticorpos células B e células B de memória são geradas - estavam presentes nos nódulos linfáticos associados ao pulmão por até seis meses após a infecção, mesmo em indivíduos idosos. Eles encontraram células B do centro germinativo específicas para SARS-CoV-2 e células T-foliculares auxiliares - a população de células T que promove a diferenciação de células B - juntas em nódulos linfáticos associados ao pulmão.

Esta é a primeira evidência direta de que tais centros são estabelecidos e persistem após a infecção por SARS-CoV-2. Essa persistência das células B do centro germinativo pode garantir a manutenção a longo prazo dos anticorpos em circulação e a maturação contínua da resposta imune.

Fonte: Columbia University Irving Medical Center. October 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários