Notícias de saúde
20 de outubro de 2021 (Bibliomed).Uma revisão sistemática anterior e meta-análise de transmissão domiciliar de SARS-CoV-2 que resumiu 54 estudos publicados até 19 de outubro de 2020, encontrou uma taxa geral de ataque secundário (SAR) de 16,6%. No entanto, a compreensão das taxas de ataque secundário doméstico para SARS-CoV-2 ainda está evoluindo e uma análise atualizada é necessária.
Este estudo buscou avaliar esta situação, usando dados publicados recentemente para aprofundar a compreensão da transmissão do SARS-CoV-2 no domicílio.
Nesta revisão sistemática atualizada e meta-análise de 87 estudos representando 1.249.163 contatos domiciliares de 30 países, a taxa estimada de ataque secundário domiciliar foi de 19%. Um aumento na transmissão domiciliar foi observado ao longo do tempo, talvez devido a melhores procedimentos e ferramentas de diagnóstico, acompanhamento mais longo, variantes mais contagiosas e diferentes locais de estudo.
Essas descobertas sugerem que o domicílio continua sendo um local importante de transmissão do SARS-CoV-2, e estudos recentes geraram estimativas de taxas de ataque secundário domiciliar mais altas em comparação com os primeiros relatórios; mais variantes transmissíveis e vacinas podem estar associadas a mudanças adicionais no futuro.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.22240.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também