Notícias de saúde

Uso de maconha por grávidas aumentou durante a pandemia de COVID-19

14 de outubro de 2021 (Bibliomed). O consumo de maconha por futuras mães pode ter aumentado em até um quarto durante a pandemia, sugere um novo estudo da Divisão de Pesquisa Kaiser Permanente em Oakland, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram um aumento substancial no número de mulheres no norte da Califórnia usando maconha no início da gravidez depois que a pandemia surgiu, em comparação com o ano anterior.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram testes de toxicologia de urina de mais de 95.000 mulheres em sua primeira visita pré-natal nos escritórios da Kaiser Permanente no norte da Califórnia de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. A equipe comparou os resultados aos dos 15 meses anteriores à pandemia.

Os pesquisadores descobriram um aumento de 25% na taxa de uso de cannabis. No ano anterior à pandemia, cerca de 6,75% das mulheres grávidas estavam usando cannabis no início da gravidez naquela área. Durante a pandemia, isso subiu para 8,14%.

O estudo não diferenciou entre os tipos de produtos de cannabis usados ??ou as concentrações de CBD ou THC. CBD, ou canabidiol, é o segundo ingrediente ativo mais prevalente na cannabis, ou maconha, mas não causa um "barato" por si só. O THC é o principal composto psicoativo da cannabis que produz a sensação de euforia.

O uso de maconha pré-natal foi associado a efeitos no desenvolvimento neurológico em crianças. Também pode acarretar o risco de baixo peso ao nascer do bebê. Segundo os autores, as descobertas não podem provar uma relação direta de causa e efeito entre a pandemia e o maior uso de maconha pré-natal. Ainda assim, os pesquisadores alertam que é preciso divulgar de forma mais eficaz que a cannabis não é uma escolha saudável durante a gravidez.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.0148.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários