Notícias de saúde

Legalização da maconha está associada ao aumento de acidentes de trânsito

16 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado em Ontário, Canadá, analisou o impacto da legalização e comercialização não medicinal da maconha no número e nas características de visitas ao pronto-socorro relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo o uso da cannabis. Os resultados revelaram um aumento significativo nas visitas ao pronto-socorro relacionadas à cannabis ao longo do tempo, sugerindo uma possível aceleração após a comercialização não medicinal da maconha.

O estudo examinou três períodos de tempo distintos: pré-legalização (janeiro de 2010 a setembro de 2018), legalização com restrições de produtos e lojas (outubro de 2018 a fevereiro de 2020) e comercialização com novos produtos e aumento no número de lojas, coincidindo com a pandemia de Covid-19 (março de 2020 a dezembro de 2021). Todos os indivíduos com 16 anos ou mais elegíveis para a Cobertura Universal de Saúde de Ontário foram incluídos no estudo.

Os resultados mostraram um aumento de 475,3% nas visitas ao pronto-socorro relacionadas à cannabis em acidentes de trânsito ao longo do período de estudo, enquanto as visitas relacionadas ao álcool aumentaram apenas 9,4%. A legalização com restrições e a comercialização/Covid-19 foram associadas a aumentos significativos nas taxas de envolvimento da cannabis em visitas ao pronto-socorro relacionadas a acidentes de trânsito.

Além disso, o estudo identificou fatores de risco associados ao envolvimento da cannabis em visitas ao pronto-socorro, incluindo sexo masculino, residência em bairros de baixa renda, idade entre 19 e 21 anos e histórico de visitas ao pronto-socorro relacionadas à cannabis.

Os pesquisadores enfatizaram a necessidade de esforços de prevenção mais robustos, incluindo educação direcionada e medidas políticas, em regiões onde a maconha é legalizada. Embora as visitas ao pronto-socorro relacionadas à cannabis tenham sido raras, esses achados sugerem mudanças significativas nos padrões de direção sob o efeito da maconha, indicando a importância de abordar esse problema de forma proativa para garantir a segurança no trânsito.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.31551.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários