Notícias de saúde

COVID-19 grave ainda afeta pacientes um ano depois

23 de setembro de 2021 (Bibliomed). Entre 1.276 pacientes com COVID-19 hospitalizados na China no início da pandemia, 49% ainda apresentavam pelo menos um sintoma 12 meses após adoecer, informa um novo artigo publicado na revista The Lancet.

Entre os pacientes que trabalhavam antes de serem hospitalizados, 88% haviam retornado ao trabalho em 12 meses - mas, no geral, os sobreviventes não eram tão saudáveis ??quanto os controles compartados da comunidade que não haviam sido infectados com o coronavírus.

Os sintomas persistentes mais comuns foram fadiga ou fraqueza muscular. Cerca de um terço do grupo ainda apresentava falta de ar ou outros problemas pulmonares, especialmente aqueles que estavam gravemente enfermos. Em alguns pacientes, os médicos observaram uma redução no fluxo de oxigênio dos pulmões para a corrente sanguínea. Aproximadamente um em cada quatro sobreviventes relatou depressão.

O estudo analisou apenas pacientes de um hospital chinês, e muitos deles não estavam doentes o suficiente para necessitar de cuidados intensivos. Mas o fato de que alguns pacientes ainda apresentavam sintomas um ano depois deve ser levado em consideração ao planejar a prestação de serviços de saúde pós-pandemia.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(21)01755-4.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários