Notícias de saúde

Em muitos casos, a COVID longa se parece com a fadiga crônica

22 de setembro de 2021 (Bibliomed). Embora a maioria dos pacientes se recupere da COVID-19 aguda, alguns apresentam sequelas pós-agudas da infecção (SPAI). Um subgrupo destes pacientes tem o que se chama de síndrome “COVID-19 longa”, que lembra a encefalomielite miálgica/síndrome da fadiga crônica.

A encefalomielite miálgica/síndrome da fadiga crônica é uma condição debilitante, frequentemente desencadeada por infecções virais e bacterianas, levando a sintomas debilitantes de anos. Estas são doenças complexas que afetam 1 milhão a 2,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos. O quadro é caracterizado por um conjunto de sintomas, incluindo fadiga severa e debilitante, sono interrompido e não reparador, dificuldade de pensar (comumente chamada de "névoa do cérebro"), anormalidades do sistema nervoso autônomo e mal-estar pós-esforço - um surto de múltiplos sintomas após esforço físico ou cognitivo.

Em um novo estudo, pesquisadores destacam a evidência observada tanto no COVID agudo quanto na encefalomielite miálgica/síndrome da fadiga crônica de vários distúrbios biológicos subjacentes. Em particular, os pesquisadores sugerem um papel central para a forma como as células se comportam quando muitas moléculas de oxigênio se acumulam em uma célula - um processo chamado estresse oxidativo ou desequilíbrio redox. A equipe descreve como o desequilíbrio redox pode estar conectado à inflamação e aos distúrbios do metabolismo encontrados nas duas doenças.

Esses fenômenos ainda não foram bem estudados em pessoas com COVID-19 longo, e cada um deles também foi relatado em outras doenças, particularmente doenças neurológicas. Também foi examinada a relação bidirecional entre o desequilíbrio redox, inflamação, déficits metabólicos de energia e um estado hipometabólico, especulando sobre o que pode estar causando essas anormalidades. Assim, a compreensão das bases moleculares destes quadros tão semelhantes pode levar ao desenvolvimento de novas terapêuticas.

Fonte: PNAS. 2021 118 (34) e2024358118.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários