Notícias de saúde

Covid Longa pode afetar gestantes

04 de março de 2024 (Bibliomed). Quase 1 em cada 10 mulheres infectadas com Covid-19 durante a gravidez desenvolverá Covid longo, indica estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Apresentado na reunião anual da Society for Maternal-Fetal Medicina, o estudo envolveu mais de 1.500 mulheres de 46 estados e de Washington D.C., que contraíram Covid-19 durante a gravidez.

Pouco mais da metade (51%) foram totalmente vacinadas antes de contrair Covid-19. A idade média no momento da infecção foi de 32 anos.

Pouco mais de 9% das mulheres grávidas desenvolveram Covid longa seis ou mais meses após a infecção inicial. Os sintomas mais comuns incluíam fadiga, tonturas e mal-estar pós-esforço, uma sensação de desgaste mesmo após pequenas atividades físicas ou mentais.

Alguns fatores aumentaram o risco, como obesidade, depressão, ansiedade crônica e estresse financeiro. Mulheres com casos mais graves de Covid-19 ou que precisaram de oxigênio enquanto estavam doentes também tiveram mais chances de desenvolver Covid Longo.

O trimestre da infecção não foi associado ao desenvolvimento de Covid longo, por isso não pareceu importar quando durante a gravidez as mulheres foram infectadas.

Agora, os pesquisadores planejam observar os resultados de bebês nascidos de mães que desenvolveram Covid Longa.

Fonte: Society for Maternal-Fetal Medicina Annual Meeting.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários