Notícias de saúde

Terapia Genética Pode Evitar Dano da Desobstrução de Artéria

NOVA YORK (Reuters Health) - Alguns pacientes que sofrem de doenças cardíacas podem ter suas artérias desobstruídas com o uso de stents. O procedimento, no entanto, pode danificar as artérias. Agora, uma pesquisa preliminar sugere que a terapia genética pode pôr um fim a esse problema.

Os stents consistem em pequenas próteses endoarteriais que são implantadas após uma cirurgia para desobstrução de artérias para ajudar a garantir que os vasos não vão se fechar novamente. Em experimentos com células em cultura e porcos, pesquisadores descobriram que podem envolver os stents com um composto contendo material genético, que, por sua vez, é transferido para células da parede arterial.

A questão é utilizar genes que controlem a lesão para neutralizar os efeitos adversos dos stents.

Robert J. Levy, principal autor do estudo, disse que, embora não se saiba ainda que genes são mais eficazes, o estudo demonstra que o conceito pode funcionar.

As descobertas de Levy e sua equipe, do Hospital Infantil da Filadélfia, estão publicadas na edição de novembro de Nature Biotechnology.

Em entrevista à Reuters Health, Levy explicou que, em alguns pacientes, os stents podem desencadear um processo inflamatório. Neutralizando os dispositivos com compostos contendo DNA, pode ser possível controlar esta inflamação.

Além disso, afirmou Levy, a tática pode potencialmente tratar a doença arterial fundamental.

Levy disse que os stents de terapia genética poderão ser usados em humanos nos próximos três anos. O maior desafio agora é descobrir que genes usar, destacou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários