Notícias de saúde

Exame de sangue que mede danos no DNA pode ajudar a diagnosticar a Doença de Parkinson

25 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Tal como está, nenhum exame de sangue ou tomografia cerebral pode diagnosticar definitivamente a doença de Parkinson. Mas os pesquisadores relatam que isso pode mudar em breve se um novo exame de sangue continuar a se mostrar promissor.

O teste mede o dano ao DNA nas mitocôndrias das células, que é conhecido por ser maior em pessoas com doença de Parkinson. Pesquisas anteriores do mesmo grupo também mostraram que há um acúmulo de danos no DNA mitocondrial no tecido cerebral de pessoas que morreram de doença de Parkinson.

O novo teste também identificou níveis elevados deste ADN danificado no sangue de pessoas que têm uma mutação genética conhecida como LRRK2, que também tem sido associada a um risco aumentado de desenvolver a doença de Parkinson.

Os pesquisadores também testaram uma terapia direcionada a essa mutação LRRK2. Houve níveis mais baixos de danos no DNA mitocondrial em células tratadas com um inibidor de LRRK2 em comparação com aqueles em pessoas que não receberam o inibidor. Ainda não existem inibidores LRRK2 aprovados no mercado.

Os autores também conseguiram identificar com segurança pessoas com um marcador genético da doença de Parkinson chamado LRRK2. Eles ressaltam que uma coisa que foi muito atraente em sua abordagem baseada no sangue foi que eles poderiam determinar se uma pessoa pode ou não ter uma resposta a uma forma específica de terapia medicamentosa para Parkinson.

Fonte: Science Translational Medicine. DOI: 10.1126/scitranslmed.abo1557.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários