Notícias de saúde

Óleo de peixe reduz risco de reobstrução arterial pós-angioplastia

19 de Julho de 2002 (Bibliomed). Os efeitos benéficos do procedimento (angioplastia) para a desobstrução de artérias cardíacas entupidas podem ser prolongados. Um estudo realizado por uma equipe do Hospital S. Maria delle Croci, em Pisa (Itália), indicou que as pessoas que começaram a consumir suplementos contendo ácidos graxos ômega-3 um mês antes da angipoplastia foram menos propensas a apresentar reestenose (reobstrução das artérias) que aquelas que receberam pílulas inativas (placebo).

O estudo, financiado pela Pharmacia-Upjohn Itália, incluiu 257 pacientes submetidos à angioplastia transluminal percutânea (PTCA, na sigla em inglês), procedimento no qual um cateter contendo um balão na ponta é inserido nas artérias para afastar as placas de gordura que interrompem a passagem do sangue. Durante a pesquisa, os pacientes receberam um suplemento de azeite de oliva ou cápsulas contendo 3 gramas de ácido eicosapentaenóico (EHA) e 2,1 gramas de ácido docosahexaenóico (DHA) por dia. O tratamento foi iniciado um mês antes do procedimento e mantido por um mês após o procedimento. Depois dessa fase, os voluntários foram tratados com metade da dosagem inicial dos compostos por mais seis meses. Cerca de 30% dos pacientes que tomaram os suplementos de ácidos graxos ômega-3 apresentaram reobstrução significativa do vaso sangüíneo. O mesmo ocorreu com 40% dos participantes que receberam azeite de oliva.

O coordenador da pesquisa, Aleardo Maresta, disse que o estudo fornece evidência de haver alguma redução na ocorrência de reestenose, efeito obtido por pré-tratamento de pacientes submetidos à PTCA com ácidos graxos ômega-3, mas que ainda é cedo para se indicar o uso de suplementos de óleo de peixe para prevenir a reestenose, já que muitos voluntários do estudo que receberam os suplementos apresentaram reestenose. Esse tratamento também enfrenta outra dificuldade: às vezes a angioplastia é realizada logo que a doença cardíaca é diagnosticada, o que impossibilita o consumo prévio da suplementação.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários