Notícias de saúde

Injeção poderia aumentar a adesão à profilaxia pré-exposição para HIV

27 de agosto de 2021 (Bibliomed). A profilaxia pré-exposição (PrEP) é um método de prevenção à infecção pelo HIV que consiste na ingestão diária de um comprimido que preparam o corpo para um possível contato com o vírus. Contudo, ele encontra barreiras na hora de ser adotado, justamente porque é necessário que a pessoa tome o medicamento todos os dias.

Agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estão trabalhando em um método injetável de PrEP, que, administrada uma vez a cada oito semanas, poderia melhorar a adesão ao tratamento.

Os pesquisadores testaram a PrEP injetável em mais de 4.500 pacientes, com uma idade média de 26 anos. Cerca de 4.000 dos pacientes eram homens gays ou bissexuais; pouco menos de 600 eram mulheres transexuais.

Cerca de metade foram designados aleatoriamente para tomar um regime de pílulas conhecido como Truvada, que envolve uma combinação específica de vários medicamentos antirretrovirais. Um segundo regime de pílulas, conhecido como Descovy, também está disponível. Os pacientes restantes receberam uma única injeção de 600 miligramas de cabotegravir, um coquetel antirretroviral de longa ação.

Depois de ser monitorado por três anos, um total de 52 participantes foram recentemente diagnosticados com HIV. Destes, 39 estavam no grupo da pílula, enquanto apenas 13 estavam no grupo da injeção.

Os pesquisadores ressaltam que, além do “problema de adesão”, a PrEP injetável tem mais uma vantagem: a discrição. Isso porque a pessoa não precisa carregar um frasco de comprimidos e arriscar que alguém faça julgamentos, o que isso pode significar ou mesmo causar parceiros ficar chateado ou violento.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2101016.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários