Notícias de saúde

Doxiciclina após sexo desprotegido reduz risco de DSTs

24 de junho de 2022 (Bibliomed). Uma proporção significativa de infecções bacterianas sexualmente transmissíveis (DST) – gonorreia, clamídia ou sífilis – foi prevenida com uma dose de doxiciclina após sexo desprotegido, de acordo com resultados preliminares de um ensaio clínico que foi encerrado mais cedo porque era muito eficaz para homens que fazem sexo com homens e mulheres transgêneros que vivem com HIV ou estão fazendo profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP).

Os pesquisadores examinaram uma abordagem conhecida como profilaxia pós-exposição à doxiciclina (ou DoxyPEP), na qual as pessoas tomam 200 miligramas do antibiótico doxiciclina dentro de três dias após fazer sexo sem preservativo.

Eles recrutaram em clínicas de saúde pública em São Francisco e Seattle. Para se qualificar, os participantes deveriam ter tido gonorreia, clamídia ou sífilis no ano anterior. Os participantes foram randomizados para receber doxiciclina ou não doxiciclina em um desenho de estudo aberto.

O estudo foi projetado para permitir que uma equipe independente monitore a segurança do estudo para analisar os resultados provisórios, para ver se a intervenção se mostrou eficaz o suficiente para ser interrompida precocemente. Dados de 554 participantes mostraram que aqueles que foram randomizados para tomar doxiciclina tiveram substancialmente menos infecções do que aqueles que não receberam doxiciclina, e essa redução nas DSTs ocorreu tanto nos participantes que tomaram PrEP quanto naqueles que vivem com HIV. A doxiciclina foi geralmente segura e bem tolerada.

Os pesquisadores disseram que os dados apoiam a eficácia do DoxyPEP na prevenção de DSTs na população estudada.

O estudo ainda precisa determinar se o uso intermitente de doxiciclina pode levar ao aumento da resistência aos antibióticos nas bactérias que causam DSTs ou que vivem naturalmente no corpo, e se pode levar a alterações negativas nas bactérias do intestino.

Os pesquisadores apresentarão dados atualizados de eficácia e adesão de aproximadamente 630 participantes que foram inscritos no momento do encerramento do estudo, juntamente com dados de resistência a antibióticos na AIDS 2022, na 24ª Conferência Internacional de AIDS em Montreal, Canadá e virtualmente de 29 de julho a 2 de agosto de 2022.

Fonte: Clinical Trials.gov - National Library of Medicine.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários