Notícias de saúde

Novo medicamento para profilaxia pré-exposição ao HIV

02 de dezembro de 2019 (Bibliomed). A PrEP, ou profilaxia pré-exposição, é um método de prevenção do HIV no qual as pessoas que não têm HIV tomam remédio diariamente para reduzir o risco de contrair o HIV se forem expostas ao vírus.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration – FDA) aprovou o medicamento Descovy (emtricitabina 200 mg e tenofovir alafenamida 25 mg) em adultos e adolescentes em risco que pesam pelo menos 35 kg para a profilaxia pré-exposição ao HIV-1 (PrEP) para reduzir o risco de infecção pelo HIV-1 através da relação sexual, excluindo aqueles que indivíduos têm sexo vaginal receptivo. Descovy não está indicado em indivíduos com risco de infecção pelo HIV-1 por sexo vaginal receptivo, uma vez que a eficácia nessa população não foi avaliada.

Os medicamentos PrEP são altamente eficazes quando tomados conforme indicado na rotulagem dos medicamentos e podem prevenir a infecção pelo HIV. Esta aprovação fornece mais opções de prevenção para certos pacientes em risco de adquirir o HIV e ajuda os esforços adicionais da FDA e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA para facilitar o desenvolvimento de opções de tratamento e prevenção do HIV para reduzir novas infecções pelo HIV.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 38.739 pessoas receberam um diagnóstico de HIV nos EUA em 2017. O objetivo de uma nova iniciativa do governo americano em relação ao HIV é o de reduzir novas infecções em 75% nos próximos cinco anos e em 90% nos próximos dez anos, evitando mais de 250.000 infecções por HIV nesse período.

O Descovy para PrEP deve ser usado como parte de uma estratégia abrangente, incluindo adesão à administração diária e práticas sexuais mais seguras, incluindo preservativos, para reduzir o risco de infecções adquiridas sexualmente.

Fonte: FDA Press Announcement. 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários