Notícias de saúde

Novo medicamento pode reduzir o risco coágulos após a cirurgia

13 de agosto de 2021 (Bibliomed). O medicamento abelacimabe previne a formação de coágulos sanguíneos em pacientes submetidos à cirurgia de substituição do joelho, revelou um estudo da Universidade McMaster, no Canadá.

A droga reduziu o risco de coágulos sanguíneos em pessoas que realizaram o procedimento em cerca de 80% em comparação com o anticoagulante enoxaparina, e seus efeitos parecem durar até um mês após a cirurgia.

A enoxaparina é um anticoagulante comumente usado, enquanto o abelacimabe é um novo medicamento atualmente em testes clínicos. Como o nome sugere, os anticoagulantes, formalmente conhecidos como anticoagulantes e antiplaquetários, são projetados para melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir coágulos. Abelacimabe é um anticorpo que se liga ao fator de coagulação XI, uma proteína que ajuda o sangue a coagular e impede sua ativação, interrompendo a formação do coágulo.

Para este estudo, os pesquisadores compararam os dois anticoagulantes em 412 pacientes submetidos à cirurgia de substituição do joelho. Novos medicamentos anticoagulantes são frequentemente testados pela primeira vez em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas, como prótese de joelho, porque esses pacientes correm o risco de coágulos nas veias da perna operada. Portanto, diferentes doses da droga podem ser avaliadas para identificar aquelas que são eficazes e seguras em comparação com os medicamentos usados ??atualmente, como a enoxaparina.

Essas doses podem então ser transportadas para estudos de pacientes com coágulos ou em risco de coágulos, como coágulos associados ao câncer ou prevenção de derrame em pacientes com fibrilação atrial.

Os participantes do estudo foram monitorados de perto para sintomas ou sinais de coagulação ou sangramento e foram submetidos a um raio-X das veias da perna operada para detectar qualquer possível formação de coágulo.

O fator XI é de fato um fator chave para a formação de coágulos após a cirurgia, com base nos resultados do estudo. Para os pesquisadores, o fato de que o abelacimabe foi mais eficaz do que a enoxaparina, que inibe os fatores de coagulação a jusante do fator XI, destaca a importância do fator XI na formação do coágulo.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2105872.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários