Notícias de saúde

Aspirina pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos após cirurgias ortopédicas

14 de agosto de 2023 (Bibliomed). Pacientes que se submetem a cirurgias ortopédicas ocasionada por fraturas costumam receber injeções anticoagulantes para reduzir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos. Contudo, um novo estudo sugere que a aspirina pode ser tão eficaz quanto as injeções de heparina de baixo peso molecular quando se trata de evitar coágulos sanguíneos e suas complicações relacionadas.

O estudo incluiu mais de 12.000 pacientes com fraturas de braço ou perna que exigiam cirurgia ou fraturas pélvicas, independentemente do tratamento. Eles foram tratados em 21 centros de trauma.

Destes, metade recebeu injeções de heparina de baixo peso molecular duas vezes ao dia e metade recebeu aspirina infantil em baixa dose duas vezes ao dia. Todos os participantes foram acompanhados por 90 dias para ver como eles se saíram.

Os resultados foram semelhantes para ambos os grupos. Não houve diferenças em termos de morte, coágulos sanguíneos nos pulmões, complicações hemorrágicas, infecção ou problemas de cicatrização de feridas.

As pessoas no grupo da aspirina eram mais propensas a desenvolver coágulos sanguíneos abaixo do joelho, que são considerados menos graves do que outros tipos de coágulos sanguíneos. Contudo, pesquisas em andamento procuram determinar se essas descobertas também se aplicam a pessoas com maior risco de desenvolver coágulos sanguíneos após a cirurgia.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2205973.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários