Notícias de saúde

American Heart Association sugere adiantar cirurgia em casos de embolia pulmonar

04 de julho de 2023 (Bibliomed). A American Heart Association (AHA) emitiu uma nova declaração científica sobre embolia pulmonar, uma condição às vezes fatal em que um coágulo de sangue viaja para os pulmões. No documento, a AHA sugere que a cirurgia seja considerada para mais pessoas com embolia pulmonar de alto risco.

A associação também pediu o desenvolvimento de registros de pacientes para monitorar a eficácia do tratamento para pacientes de risco intermediário e alto e mais educação para médicos e cirurgiões sobre as opções de intervenção cirúrgica.

Quase 45% dos pacientes com embolia pulmonar progridem para sintomas graves. Quando isso acontece, o coágulo causa alta pressão nos pulmões e danos à câmara cardíaca direita, com alto risco de morte. Mesmo quando as diretrizes atuais de tratamento são seguidas, o risco é de aproximadamente 40% em alguns grupos.

As opções de tratamento para os pacientes incluem terapia de anticoagulação ou trombólise, quebra dos coágulos com medicamentos ou um procedimento de cateter. Outras opções são intervenções cirúrgicas avançadas e suporte circulatório mecânico. A declaração sugere considerar a cirurgia mais cedo.

Segundo os pesquisadores, as estratégias cirúrgicas modernas e o suporte circulatório mecânico são drasticamente subutilizados. Eles ressaltam que as estratégias modernas de manejo cirúrgico e suporte circulatório mecânico resultam em excelente sobrevida (97%) mesmo entre os pacientes mais doentes, incluindo aqueles que apresentam parada cardíaca e receberam reanimação cardiorrespiratória.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIR.0000000000001117.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários