Notícias de saúde

Café não aumenta o risco de arritmia cardíaca

12 de agosto de 2021 (Bibliomed). Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, contesta a noção comum de que beber cafeína aumenta o risco de doenças cardíacas, incluindo fibrilação atrial. Na verdade, o risco diminui de 3% a 4% para cada xícara de café consumida.

Os autores dizem que o conselho comum para evitar a cafeína relacionada à arritmia e a fibrilação atrial é baseado em alguns estudos usando um pequeno número de indivíduos. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, o que significa que seu consumo pode aumentar a consciência no cérebro, causando aumento da sensação de alerta, de acordo com o National Institutes of Health.

No entanto, os efeitos da cafeína no coração não são claros e podem ser superados por seus benefícios à saúde, incluindo efeitos antioxidantes e antiinflamatórios que podem reduzir o risco de câncer, diabetes e doença de Parkinson.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 386.000 adultos ao longo de um período de aproximadamente cinco anos. Cerca de 60% dos participantes do estudo bebiam café regularmente e consumiam cerca de duas xícaras por dia, em média. Pouco mais de 4% dos participantes do estudo desenvolveram arritmia durante o período de estudo.

No entanto, os bebedores de café tiveram uma probabilidade ligeiramente menor de desenvolver uma arritmia ou fibrilação atrial, mesmo que consumissem duas ou mais xícaras por dia. Além disso, a prevalência de hipertensão, doenças cardíacas, insuficiência cardíaca e outros problemas cardiovasculares foi semelhante entre os que não bebiam café e aqueles que consumiam duas ou menos e duas ou mais xícaras por dia.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2021.3616.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários